4 Itens para checar antes de comprar um tênis

Seu tipo de piso e estilo de corrida

Não é a mesma coisa ser pronador, supinador ou corredor neutro. Certamente você já ouviu isso antes, mas não sabe muito bem o que significa. Tem a ver, de fato, com o passo que você dá ao correr.

A pronação consiste em virar o tornozelo para dentro do pé ao dar um passo durante a corrida. A pronação não é uma coisa ruim, na verdade, é um mecanismo natural para amortecer o peso do corpo. Mas se você pronar demais, notará um padrão de maior desgaste na borda interna externa de seus sapatos. A longo prazo, a pronação excessiva pode causar desconforto no corredor, por isso é aconselhável comprar calçados adequados para corrigi-la.

Quando a pronação não é muito pronunciada, mas o passo é básico o suficiente para apenas absorver o impacto e aliviar a pressão nos joelhos e articulações, falamos de corredores neutros ou biomecanicamente eficientes.

A supinação ocorre quando o tornozelo gira para fora do pé durante o passo. Nesse caso, a redução do impacto na aterrissagem é insuficiente e o padrão de desgaste da sapata geralmente fica na borda externa. Apenas 5% dos corredores são supinadores, então não há muita variedade de calçados específicos para eles. Se este for o seu caso, deve ter em conta que irá necessitar de calçado com maior amortecimento e flexibilidade para corrigir a sua pegada.

Se você quer saber qual é o seu tipo de pegada, o melhor é procurar um profissional para fazer um teste de pegada e usar tenis de boa qualidade como tenis nike.

A estrutura de seus pés e o peso de seu corpo

Outros fatores que você deve levar em consideração são o peso corporal e a estrutura dos pés. Os tênis de corrida geralmente têm faixas de peso recomendadas com base na estabilidade e no amortecimento de que você precisa. Se você pesa 65 quilos, por exemplo, pode usar calçados leves e com menos amortecimento, enquanto se ultrapassar os 90 quilos, é recomendável comprar um com muito mais amortecimento. (Conheça o dolce gabbana tenis masculino).

Por outro lado, descobrir que tipo de arco do pé você tem, caso não saiba, é muito simples. Você pode ir a um podólogo ou realizar o teste de impressão digital. Saber que tipo de arco do pé você tem (arco baixo ou pé chato, arco normal ou arco alto) ajudará muito a restringir o tipo de sapato que você precisa e obter o máximo de conforto possível.

A largura do pé também é um fator importante se você deseja o máximo conforto. Procure escolher calçados que não apertem e que tenham algum espaço interno para evitar a formação de bolhas, escoriações ou outros incômodos. Existem marcas que fabricam calçados de várias larguras, sendo as mais comuns o tamanho D para homens e o tamanho B para mulheres. A diferença entre os tamanhos costuma ser de meio centímetro, então se você tem pés mais estreitos ou mais largos, fique à vontade para escolher o tamanho que mais combina com você.

Não deixe de lado outros problemas de saúde relacionados a uma lesão crônica ou específica que você costuma ter. Consulte o seu médico ou fisioterapeuta antes de escolher o seu calçado. Por exemplo, se você tem tendência a entorses de tornozelo ou joelho, sempre será mais conveniente para você decidir comprar sapatos que lhe proporcionem a maior estabilidade possível. Da mesma forma que se costuma sofrer de cãibras ou sobrecargas nas panturrilhas, será sempre mais aconselhável usar sapatos com drop alto (maior diferença de altura entre o calcanhar e a frente do pé).

Conheça: tenis colorido feminino

O orçamento que você tem

A primeira coisa que você deve deixar claro é que ‘caro’ não significa necessariamente ‘melhor’. No mercado encontra alguns modelos de calçado até mais de 200€, mas esses podem não ser os mais adequados para si. Da mesma forma, não compre sapatos baratos e frágeis, porque se você os achar desconfortáveis, perderá a motivação imediatamente ou se machucará mais facilmente, e se eles se desgastarem ou quebrarem muito rapidamente, você terá que comprar novos. em nenhum momento.

O que você precisa são sapatos que tenham os atributos necessários que combinem com você. Por isso, é melhor investir em bons tênis de corrida, que durem mais e com os quais você se sinta o mais confortável possível, sem se deixar levar apenas por tendências ou modas.

Resumindo, seja realista com a compra dos seus sapatos. Existem alguns sofisticados, é claro, mas você está apenas começando. Adquira alguns médios e se ficar viciado e progredir ou quiser experimentar treinar noutros tipos de terreno, terá a oportunidade de comprar sapatos melhores. Lembre-se que, além disso, com o tempo o padrão da sola se desgasta e você terá que renová-los querendo ou não.

Evite cometer certos erros de iniciante

No início disse-vos que um dos elementos-chave na hora de escolher bons sapatos é o amortecimento que oferecem, e é verdade, mas sem exageros. Segundo estudos recentes, a escolha de calçados com amortecimento excessivo favorece o golpe do calcanhar, diminui significativamente a percepção de adaptação ao terreno na corrida e não permite que os músculos dos pés tonifiquem e ganhem a força que deveriam. Portanto, escolha o amortecimento, mas com moderação.

Evite de todas as formas comprar calçados muito pesados, por mais que goste da cor ou do modelo que experimentou. No longo prazo, eles só vão te trazer problemas, então opte sempre por calçados leves que não ultrapassem 300 ou 400 gramas.

Não se esqueça da biqueira do sapato, ou seja, a parte da frente onde ficam os dedos. É essencial que a largura da caixa dos dedos seja grande o suficiente para que os dedos dos pés não colidam com os sapatos (daí também o conselho de comprar um tamanho extra). Ignorar isso e correr com uma biqueira estreita fará com que seus dedos fiquem deformados, arqueados ou andando uns sobre os outros e até mesmo traumatizados internamente, fazendo com que fiquem pretos e machucados.

Encontre o Sapato Perfeito para você!

Não compre sapatos porque os viu à venda ou porque são usados ​​por um atleta que segue. Existem muitas marcas e modelos diferentes, da mesma forma que existem muitos corredores com gostos e corpos diferentes, por isso é impossível determinar qual é o melhor tênis para começar no mundo da corrida.

Por isso, levando em consideração todos os fatores que você viu neste artigo, o melhor é que você vá a uma loja especializada e ela te ajudará a escolher o calçado ideal para você. Se está convencido que a corrida vai fazer parte da sua vida, não descuide da procura dos seus sapatos, eles serão o seu melhor aliado para se tornar um verdadeiro corredor!