6 Perguntas que Deves Fazer antes de Aceitares Ofertas de Teletrabalho

Vamos recapitular algumas das perguntas mais importantes que precisas de fazer durante a tua entrevista. É claro que vais querer fazer todas as perguntas “básicas” de entrevista, tais como (mas não limitadas a):

  • Qual é a melhor parte de trabalhar nesta empresa?
  • Por que gostam as pessoas de trabalhar aqui?
  • Quais são as minhas responsabilidades?
  • Como será medido o sucesso?
  • Vamos abordar as questões que são mais específicas do teletrabalho.

1. Como é tratada a comunicação em toda a empresa?

Se perguntares a 10 empresas como comunicam, poderás obter 10 respostas diferentes. Algumas utilizam um programa específico, ao passo que outras combinam programas diferentes para manter os respetivos funcionários envolvidos.

Embora seja provável que te digam qual o programa que utilizam, também ficarás a saber o que esperam de ti em termos de comunicação.

Muitos teletrabalhadores lutam para encontrar o horário de fim, por isso é melhor perguntares sobre a questão da hora-limite. Para os teletrabalhadores, é importante poder ter tempo livre sem sentirem que estão sempre a trabalhar, mas isto também é um desafio.

Existem check-ins semanais? Diários? Vais trabalhar com uma equipa ou só com um supervisor? Espera-se que estejas de prevenção ou terás a possibilidade de alcançar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada?

2. Quais são os horários?

Não fiques preso em horários de trabalho que odeias! Aborda antecipadamente a questão da flexibilidade.

Embora seja bastante semelhante à primeira pergunta, ter uma ideia do horário é vital para qualquer teletrabalho, especialmente se estiveres a trabalhar no outro lado do mundo.

Na presença de fusos horários diferentes, é provável que se espere que estabeleças uma parte do dia na qual os vossos horários possam coincidir.

Porém, independentemente da distância a que estejas da sede da tua empresa, vais querer certificar-te e perguntar sobre uma coisa fundamental: horários flexíveis.

Os horários flexíveis são essencialmente “trabalhas quando podes trabalhar” e baseiam-se mais em objetivos e ações do que no tempo.

Por exemplo, se estiveres a trabalhar num projeto que deverá ser entregue na sexta-feira, a empresa não se importará se trabalhares às 17h na segunda, às 7h na terça ou às 3h na quarta-feira. Desde que o projeto esteja pronto a horas, és livre de ter um horário flexível.

3. Quais são os maiores desafios para esta empresa a nível do teletrabalho?

Devido ao aumento do teletrabalho, muitas empresas podem ainda estar a decidir a respetiva posição quanto a ter membros da equipa espalhados por todo o mundo.

Pergunta há quanto tempo aderiram ao teletrabalho e quais são os maiores desafios que enfrentam por terem uma equipa a trabalhar neste regime. O que correu bem? O que tem sido um pouco mais difícil?

Poderás descobrir um pouco mais sobre o seu histórico de teletrabalho e o que foi feito para fazer com que seja mais fácil para os funcionários trabalhar a partir de qualquer local.

4. Este trabalho é freelance, a contrato ou a tempo inteiro?

Trata-se de uma questão de âmbito técnico e burocrático, mas é importante distinguir desde logo estas modalidades de trabalho. É possível que esta informação esteja no anúncio de emprego, mas, caso não esteja, não te esqueças de mencionar o assunto.

Este elemento também desempenhará um papel significativo na forma como comunicas os impostos quando o fisco te vier bater à porta.

Quais são as diferenças entre o trabalho independente, estar a contrato e trabalhar a tempo inteiro?

  • Freelance. Estás encarregue dos teus próprios horários e impostos. Todas as pessoas com quem trabalhas são clientes, e espera-se que faças a cobrança dos teus serviços de acordo com o teu próprio calendário de pagamentos.
  • Naturalmente, terás um pouco mais de margem de manobra quanto ao que podes ou não fazer. És livre de procurar outras oportunidades, mas não receberás quaisquer benefícios nem regalias da empresa para a qual trabalhas.
  • Contrato. Muitas vezes, a linha que separa colaboradores externos dos freelancers confunde-se e, se virmos estes regimes de fora, podem não parecer assim tão diferentes. Os colaboradores externos tendem a trabalhar em projetos fixos durante um certo período de tempo e, regra geral, são pagos à hora.
  • Quando o contrato chega ao fim, a empresa pode voltar a contratá-los ou seguir em frente. Tal como sucede no caso dos freelancers, estes trabalhadores podem trabalhar em mais do que um local de cada vez.
  • Tempo inteiro. Trata-se de um regime de trabalho bastante comum. Os trabalhadores a tempo inteiro encaram a empresa onde trabalham como entidade empregadora e não como cliente. Estás a par de certos benefícios e regalias que acompanham o trabalho a tempo inteiro. Quanto ao pagamento, ou será à hora ou terás um salário fixo.

Continua a ler o artigo para saberes quais as restantes perguntas que deves colocar quando receberes ofertas de teletrabalho.

5. Ser-me-á fornecido equipamento ou precisarei de ter o meu próprio equipamento?

Poderás ter de atualizar os teus dispositivos.

Embora algumas empresas forneçam equipamento e ferramentas aos seus teletrabalhadores, precisas de te certificar de que tens a configuração adequada para lidar com o respetivo ambiente de trabalho à distância.

Ligação à Internet adequada. Em vez de conviveres à volta do dispensador de água, provavelmente farás muitas chamadas através do Skype, do Zoom, do Teams, do Hangouts, etc. Para lidares com a largura de banda, deves certificar-te de que tens a Internet adequada.

Se estiveres na dúvida quanto à velocidade adequada da Internet, consulta este útil guia do consumidor. É provável que a tua Internet sirva, mas deves confirmar, para te certificares que não és “aquela pessoa” que está sempre a deixar cair as videochamadas.

O computador certo. Tens um portátil velho que se engasga e parece ofegante sempre que o ligas? Conseguias estrelar um ovo no teclado?

Provavelmente, isto é mau sinal.

O tipo de computador de que necessitas dependerá do trabalho que tiveres. Quando se trata de escolher uma marca, provavelmente já sabes com qual te sentes confortável e quais as características de que precisas.

No entanto, deves certificar-te de que o teu computador tem estes elementos:

  • Pelo menos 16 GB de RAM
  • Um SSD (unidade de estado sólido)
  • Ventoinha de refrigeração adequada
  • Se tiveres estas três coisas na tua lista de verificação, terás tudo a postos.

6. Como se processa o pagamento?

Se vives no estrangeiro, esta é uma questão-chave que pode estar relacionada com qualquer discussão salarial.

Enquanto funcionário, é mais importante para ti teres controlo sobre isto, pois pode ser-te exigido o pagamento de impostos num país estrangeiro.

Também te podes deparar com uma situação em que não tenhas uma conta bancária no país de trabalho e terás de averiguar se a empresa não se importa de fazer uma transferência internacional ou de efetuar o pagamento para uma conta online como o PayPal.