5 Tipos de Trabalho Remoto de Marketing Digital que Pode Fazer a partir de Casa

Para profissionais de marketing, sentar-se num cubículo é algo como um paradoxo. Somos criativos, engenhosos e observadores do nosso meio envolvente, por isso estar confinado a uma “caixa” pode ser bastante limitador!

Graças a Deus as empresas estão agora a considerar os trabalhadores remotos mais do que nunca, dando aos comerciantes a oportunidade de trabalhar num café, em casa, ou em qualquer lugar que queiramos, se nos permitir sermos mais produtivos.

De facto, existe uma série de oportunidades por aí de trabalho remoto no mundo do marketing digital e com empresas tecnológicas que estão cada vez mais a defender ambientes de trabalhos virtuais.

Por isso, se alguma vez pensaste em tirar a tua carreira de marketing do escritório, procura este tipo de posições:

1. Gestor de Marketing de Produto

Se gosta tanto de tecnologia como de marketing, consulte as funções de Gestor de Marketing de Produto — onde irá gerir novos lançamentos de produtos e as comunicações internas, mensagens e posicionamento que os rodeiam.

Enquanto muitas empresas querem que os Gestores de Marketing de Produto trabalhem presencialmente e interajam com outros membros da equipa, pode ter sucesso ao trabalhar para empresas que são apertadas no espaço ou que valorizam o trabalho virtual. Por exemplo, a empresa de computação em nuvem com sede em Santa Barbara, RightScale, oferece muitas posições de trabalho a partir de casa — e, está atualmente a contratar um gestor remoto de marketing de produto que pode estar sediado na Califórnia, Seattle ou Denver.

Deve ter: conhecimento técnico. Os Gestores de Marketing de Produto normalmente trabalham com software e produtos fundamentados na web, por isso, a paixão e a experiência neste mundo são ideais.

2. Copywriter de Marketing

Recentemente classificado como um dos melhores empregos na indústria de marketing e publicidade, o copywriting é uma escolha óbvia para um trabalho a partir de casa. Além disso, o trabalho que produzimos – incluindo as cópias web, e-books, materiais de vendas, blogs e artigos – diz-nos muito mais do que as horas que cronometramos no relógio do escritório.

Não é difícil encontrar cargos de copywriting a tempo inteiro para empresas ou agências de marketing em sites como o FlexJobs; ou, se quiser ser freelancer, dê uma vista de olhos no site Freelance Writing Jobs e em ProBlogger.

Deve ter:  Um dado adquirido são as aptidões de escrita incríveis, mas também deve ter conhecimento de SEO. As empresas querem a escrita que saibem que será vista na internet!

3. Analista de Marketing

Se é detalhista e tem amor por processar números, esta é uma oportunidade excelente para se fazer a partir de casa. Numa posição em que se exige que analise dados e os transforme em estratégia de marca ou marketing, um ambiente de trabalho tranquilo e ininterrupto permite-lhe ser mais produtivo.

Estes tipos de funções variam tanto no âmbito como na experiência — por exemplo, a United Health Group está a contratar um Analista Sénior de Investigação de Marketing para realizar pesquisas de alto nível e dar conselhos a cerca desses dados, e uma empresa de comércio eletrónico está a procurar um assistente analista de SEO para realizar pesquisa de SEO e entrada de dados.

Deve ter: Depende do papel, mas provavelmente uma combinação de competências analíticas e pensamento estratégico. E, claro, conhecimento de SEO é um grande bónus!

4. Estrategista de Conteúdo

Se está neste momento a blogar, é provável que já perceba como funciona o marketing de conteúdo. Então, porque não usar a sua experiência para mostrar às empresas como ter sucesso com os mesmos métodos? Como Estrategista de Conteúdo, trabalhará com as marcas para determinar que tipo de conteúdo precisam com base nos seus objetivos — então, trabalhará para desenvolver essa estratégia através de campanhas, projetos e calendários editoriais.

Há muitas oportunidades disponíveis para funções a tempo inteiro e contratuais, mas também vi as pessoas a terem sucesso ao demonstrar as suas aptidões para as empresas com a qual querem trabalhar. Se é contratado para um projeto e consegue grandes resultados – é um ótimo caso para ser contratado a tempo inteiro. Faça uma lista de sítios onde quer trabalhar, lance-lhes a ideia e aprenda com o processo!

Deve ter: Sucesso comprovado com blogs ou estratégia de conteúdo.

5. Consultor de Marketing Digital

Este é provavelmente o papel mais flexível de todos, e, se tiver vários anos de experiência e sucesso comprovado em marketing digital, pode ser o trabalho ideal para si. Como bónus, os consultores são geralmente bem pagos, uma vez que as empresas contam com os seus conhecimentos para levar a sua corporação ao próximo nível.

Uma opção é trabalhar para uma empresa de marketing digital, que são muitas vezes contratadas para analisar os processos e políticas de marketing digital atuais, fornecer liderança de pensamento e criar estratégias com as equipas para melhorar o seu desempenho.

Ou, pode atacar por conta própria como consultor freelancer, onde pode escolher exatamente que tipo de trabalho e clientes assume. Isto pode ser uma ótima opção para si se estiver a procurar criar um nicho na indústria para si mesmo – pense em redes sociais para clientes de moda e beleza ou trabalho de estratégia de marca para organizações de saúde.

Deve ter: Vários anos de experiência, idealmente uma experiência profunda num ou dois conjuntos específicos de competências.